
Seguro Condomínio
CONHEÇA UM POUCO MAIS!
Qual a Importância do Seguro Condomínio?
Muitos não sabem, mas o Seguro de Condomínio é obrigatório por lei. O artigo 13 da Lei n.º 4591/64 (Lei do Condomínio), prevê que todo Condomínio, seja ele Residencial, Comercial ou Misto, tenha um seguro que proteja o imóvel e suas áreas comuns contra danos causados por incêndio e outros riscos que possam causar sua destruição parcial ou total.
Por isso é super importante que o Síndico analise de forma criteriosa as características particulares do Condomínio para que possa contratar um Seguro que atenda às suas necessidades.
O que o seguro cobre?
Este Seguro irá cobrir:
※ A Edificação: O prédio em si, sua estrutura de alvenaria. Vale ressaltar que, fundações, alicerces e o terreno, não estarão amparados neste seguro.
※ Áreas Comuns: Aqui estamos nos referindo ao Hall de Entrada do Edifício, áreas de lazer, portaria, escadas, corredores dos apartamentos (somente o corredor – dentro do imóvel, não há cobertura), garagens, dentre outros.
Quais as coberturas?
Existem 02 tipos de coberturas: a Básica e as Adicionais, sendo que a cobertura Básica pode ser contratada na Modalidade Simples ou na Modalidade Ampla.
※ Básica Simples: Você irá estabelecer uma única Importância Segurada para os riscos de Incêndio, Queda de Raio e Explosão e poderá incluir coberturas adicionais, com valores diferenciados, conforme suas necessidades.
※ Básica Ampla: Nesta modalidade, você estabelecerá uma única Importância Segurada para qualquer evento que possa causar Danos Materiais ao Condomínio.

Independente de escolher a Básica Simples ou a Básica Ampla, as coberturas referentes a Responsabilidade Civil, devem ser contratadas como Adicionais pois elas não causam Danos Materiais ao Condomínio e sim, Danos a Terceiros. Essa cobertura é super importante para condomínios residenciais mas, indispensável para os condomínios comerciais e mistos, em virtude da grande rotatividade de pessoas.
Serviços de Assistência 24hrs
As seguradoras disponibilizam também planos de serviços de assistência técnica ao condomínio, que garante mão-de-obra para reparos emergenciais, permitindo ao síndico não se preocupar com alguns tipos de consertos ou reparos, como por exemplo:
※ Reparo hidráulico;
※ Reparo elétrico;
※ Reparo em antena coletiva;
※ Manutenção de portões;
※ Reparo em central telefônica;
※ Desentupimento em áreas comuns;
※ Porteiro e/ou zelador substituto, entre outros.
Dicas Importantes:
※ O Seguro do condomínio NÃO cobre os danos causados no interior dos apartamentos e/ou salas comerciais. Por isso é indicado que cada condômino contrate um seguro residencial que, além de não ser um seguro caro, irá garantir a sua tranquilidade. Leia nosso post sobre seguro residencial.
※ Cobertura de Alagamento: Cobrirá apenas os danos que forem causados às áreas comuns do Condomínio. Veículos que forem atingidos devido ao alagamento, não terão cobertura
※ Algumas Convenções Coletivas determinam a obrigatoriedade da contratação, pelo Condomínio, do Seguro de Vida e Acidentes Pessoais dos Funcionários. Leia nosso Post sobre o assunto.