
Seguro Riscos Engenharia
CONHEÇA UM POUCO MAIS!
Por que contratar?
Uma obra seja ela de que tipo for, sempre é uma área de risco e muitas vezes, favorável à acidentes mesmo que tenham sido tomadas todas as medidas de segurança, e por esse motivo, é importante a contratação de um Seguro de Risco de Engenharia.
Por ser um seguro bem complexo, sua contratação deve ser planejada com antecedência através de um orçamento minucioso e colocar na ponta do lápis os custos com material, mão de obra e possíveis imprevistos, quebra de material, acabamentos, atrasos, acidentes com pessoas e máquinas.
Este seguro visa dar tranquilidade ao empreiteiro e ao proprietário da obra, pois seu objetivo é garantir a indenização dos prejuízos causados por acidentes, durante a execução das obras civis e instalação e montagem.
Objeto do Seguro.
O objeto do seguro é a própria obra e/ou instalação e montagem, devendo ser feita a descrição detalhada dos serviços que serão executados durante a obra para os segmentos:
※ Edifícios em construção;
※ Instalações e Montagens;
※ Execução de Reformas.
Quem pode contratar?
O Seguro pode ser contratado por qualquer Pessoa Física ou Jurídica que possui vínculo contratual ou tenha interesse econômico na Obra, podendo ser:
※ Proprietário;
※ Construtoras;
※ Empreiteiros;
※ Subempreiteiros e, até mesmo
※ Investidores.
Vigência do Seguro
Ao contrário dos demais ramos, a vigência do seguro de Risco de Engenharia deve abranger todo o período da obra, portanto, não existe renovação. O que você pode fazer, é solicitar, antes do término do seguro, a prorrogação da vigência por mais um período caso se verifique que houve ou poderá haver um atraso na obra.
Modalidades do Seguro
Este seguro se divide em 02 Modalidades:
1. Obras Civis em Construção (OCC): Obras novas, Reformas, Ampliação em casas, prédios, indústrias, igrejas, escolas, teatros, pontes e viadutos de concreto, rodovias, hidrelétricas entre muitos outros. Tem como objetivo, garantir o interesse do segurado contra acidentes de origem súbita e imprevista que resultem em danos ou prejuízos às Obras e aos materiais a serem utilizados na construção, durante o período da Obra.
2. Instalação e Montagem (IM): Tem por objetivo cobrir os danos materiais ocasionados às máquinas, equipamentos, estruturas metálicas e a outros bens instalados e/ou montados de forma permanente durante a fase de instalação e/ou montagem destes bens pertencentes ao segurado e desde que decorrentes de acidentes, de origem súbita e imprevista.
Tipos de Coberturas
Como na maioria dos seguros, o Risco de Engenharia não é diferente. Ele também possui suas coberturas básicas e adicionais. Então, vamos entender um pouco de cada uma.
Cobertura Básica
Tanto para Obras Civis em Construção quanto para Instalação e Montagem, se aplica basicamente à garantia contra Danos Materiais súbitos e imprevistos decorrentes de eventos cobertos durante o prazo de execução e vigências da apólice, decorrentes de:
※ Danos da Natureza ou Força Maior;
※ Incêndio e Explosão;
※ Roubo e Furto Qualificado;
※ Danos indiretos de materiais defeituosos (exceto para Instalação e Montagem);
※ Danos indiretos de erro de execução;
※ Desmoronamento da construção e suas estruturas (exceto os ocasionados por erro de projeto);
※ Danos elétricos;
※ Testes .
Coberturas Adicionais
Sua função é a de ampliar as coberturas oferecidas na Cobertura Básica de cada modalidade, porém, sua contratação não é obrigatória. Para você entender um pouco melhor, listamos abaixo as principais coberturas.
※ Despesas Extraordinárias: Tem a função de evitar atrasos na obra, em decorrência de sinistro coberto pela apólice ou seja, essa cobertura permite a contratação de mão de obra adicional para substituição ou conserto do bem sinistrado, preservando assim, o cronograma original da obra.
※ Desentulho no local: Cobrirá as despesas de remoção do entulho do local segurado (em consequência de risco coberto na apólice), considerando o carregamento, o transporte e o descarregamento em local adequado
※ Equipamentos Móveis e Estacionários utilizados na Obra: Cobre os danos e avarias de causa externa que os equipamentos de responsabilidade do proprietário ou construtor, possam vir a sofrer. Estarão cobertos, exclusivamente, os equipamentos de apoio à obra.
※ Obras Concluídas: É aplicada em grandes construções, oferecendo cobertura para as partes que vão sendo concluídas e utilizadas, exclusivamente, de apoio à própria obra.
※ Danos em consequência de Erro de Projeto: É utilizado somente para obras civis em construção e garante os danos indiretos à própria obra em decorrência de erro de projeto.
※ Responsabilidade Civil Geral: Cobre os danos materiais e corporais causados a Terceiros, em decorrência dos trabalhos pertinentes à obra. É importante esclarecer que os funcionários e os bens dos empreiteiros e subempreiteiros, não estarão cobertos
※ Propriedades Circunvizinhas: Cobre os bens de propriedade do Segurado já existentes no terreno da Obra, antes do seu início. É uma cobertura geralmente utilizada para obras de ampliação, reforma e substituições de partes de um complexo já existente.