
Fiança Locatícia Empresarial
CONHEÇA UM POUCO MAIS!
Locador X Locatário
Pode parecer que não mas, muitas pessoas confundem Locador com Locatário. Para entender como funciona o seguro fiança, deve-se ter em mente que:
※ Locatário é a pessoa que deseja alugar o imóvel, ou seja, o inquilino.
※ Locador é o proprietário do imóvel.
O que é?
Este seguro substitui o antigo, Fiador, daí o nome, Fiança Locatícia.
O objetivo principal é garantir que proprietário do imóvel não seja prejudicado em caso de inadimplência (falta do pagamento do aluguel, por exemplo), por parte do inquilino. Por este motivo, este seguro é exigido, para a maioria dos contratos de locação.
Principais Características:
※ Vigência do Seguro: Este Seguro é valido pelo mesmo tempo que durar o contrato de locação, ou seja, se você assinou um contrato por dois anos, o seguro será contratado por dois anos.
※ Renovação do Seguro: Caso o contrato de locação seja renovado, o Inquilino não poderá recusar-se a renovar o seguro, salvo, com expressa anuência do proprietário (locador). Importante lembrar que a renovação poderá ser recusada pela Seguradora. Por este motivo, o ideal é comunicar a mesma com pelo menos 30 dias de antecedência
※ Quem paga o seguro: O inquilino (pessoa física ou jurídica que irá locar o imóvel) porém, na falta de pagamento das parcelas, o proprietário poderá quitá-las para não perder a cobertura do seguro e posteriormente solicitar o ressarcimento destes valores junto ao inquilino.
※ Como o proprietário aciona o seguro: A partir da 1.ª ocorrência de inadimplência por parte do inquilino, fica qualificada a “expectativa de sinistro” que nada mais é que o período compreendido entre o 1.º aluguel não pago, até a efetiva caracterização do sinistro que poderá ocorrer por: Ação de Despejo, Abandono do Imóvel ou Pela Entrega amigável do Imóvel. Neste caso, a Seguradora poderá prever o adiantamento ao proprietário dos valores devidos, porém é importante saber que, qualquer valor recebido indevidamente ou em excesso, deverá ser devolvido à Seguradora.
Lembre-se de entrar em contato conosco assim que tomar ciência da inadimplência, para que possamos lhe auxiliar em todas as etapas do processo.
※ Tipos de Imóveis: O Seguro Fiança pode ser usado para locação de imóveis urbanos Residenciais e Não Residenciais (como por exemplo consultório/escritório).
Existem algumas situações para as quais esse seguro não se aplica. É o caso de espaços alugados para estacionamentos, hotéis e similares, anúncios, creches, casas de saúde ou repouso, dentre outros.
Valor do Seguro:
O valor a ser pago pelo seguro fiança depende:
– Da Seguradora;
– Do valor do aluguel;
– Das coberturas escolhidas e
– Do prazo do contrato de locação.
Normalmente, quem decide o que deverá ser contratado é a imobiliária e/ou o proprietário.
Garantias do Seguro (Coberturas)
Abaixo, listamos as coberturas oferecidas, para ilustrar melhor as vantagens de contratá-lo.
Se eu atrasar o aluguel ou parcela do seguro?
Você deve ter ficado na dúvida, não é mesmo?
Atraso do Seguro:
※ A Seguradora pode conceder um prazo de até 20 dias para regularização, sem que a apólice seja cancelada.
Atraso do Aluguel:
※ O locador deverá, após o 1º aluguel não pago pelo inquilino, avisar a DZ9 Soluções sobre a inadimplência, para que possamos te auxiliar.
Nossa dica é: Locatário /Proprietário /Imobiliária: Qualquer dúvida ou problema, ligue-nos, imediatamente. Estamos aqui para auxiliá-los, no que for necessário. 😉
Por que fazer o Seguro Fiança?
Seguro Imobiliária
É um Seguro destinado para proprietários com mais de um imóvel para locação, administradores de imóveis e, claro, imobiliárias. Ele irá garantir o cumprimento da Lei do Inquilinato (N.º 8.245/1991), que obriga a contratação de Seguro contra Incêndio em imóveis alugados e/ou vazios destinados à locação.
Uma das principais vantagens deste seguro, além da proteção de seu patrimônio, claro, é que você pode juntar TODAS as propostas de Seguro em um só boleto para pagamento. Esses imóveis podem ser Comerciais e/ou Residenciais, não há distinção.