Plano de Saúde Individual
Plano de Saúde Individual
Todos querem fugir do SUS mas, escolher um Plano de Saúde é, atualmente, uma das tarefas mais árduas. Isto porque é extremamente difícil achar operadoras que comercializem Plano de Saúde Individual.
Então, se você não possuir um CNPJ terá que fazer um Plano por Adesão ou, optar dentre as poucas operadoras que ofertam o produto.
Tipos de Plano de Saúde:
Os dois tipos de Plano de Saúde mais comuns que você encontrará são:
Hospitalar
Este tipo de Plano, garante a você os procedimentos hospitalares, como:
- Atendimentos de urgência e emergência;
- Internações Hospitalares, com ou sem UTI e
- Exames realizados durante a internação.
Vale ressaltar que, neste tipo de plano, Consultas e Exames NÃO POSSUEM COBERTURA, mesmo que você os realize nos ambulatórios dos hospitais.
Hospitalar e Ambulatorial
Este é o Plano mais completo. Ele prevê:
- Consultas,
- Exames,
- Internações,
- Atendimento de Urgência e Emergência
Vale ressaltar que, em algumas operadoras de Saúde você poderá optar ou não pelo procedimento de Obstetricia (Parto e Pré-natal)
O que observar na hora da contratação
Como falamos no início, contratar um Plano de Saúde não é tarefa fácil. Então, aqui vão algumas dicas:
- Abrangência do Plano: Na maioria dos casos, os Convênios Médicos possuem abrangência Municipal ou um determinado Grupo de Municípios.
- Rede Hospitalar: Este item deve ser observado com muita atenção. Escolha um plano que possua, ao menos, um Pronto Socorro próximo da sua casa.
- Rede de Atendimento Ambulatorial: São os famosos “consultórios médicos”. Muitos planos, disponibilizam somente consultórios da própria rede e/ou Consultas em ambulatórios dos hospitais credenciados.
- Coparticipação: Trata-se de uma modalidade em que, além da mensalidade, o cliente paga uma porcentagem sobre cada serviço utilizado, seja uma consulta médica ou a realização de exames. Ela pode ser Total, isto é, sempre que utilizar o Plano, você irá arcar com parte do valor ou Parcial, onde você só pagará por alguns tipos de atendimento, como fonoaudiólogo, por exemplo.
Pré-Existência
As Operadoras de Saúde irão pedir que preencha uma Declaração de Saúde. Nunca omita nenhum dado, isto pode acarretar em problemas sérios junto a Operadora de Saúde.
Além das carências contratuais, havendo na “Declaração de Saúde” respostas positivas, poderá ser aplicada a Cobertura Parcial Temporária (CPT), a qual admite, por um período ininterrupto de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de início do plano, a suspensão da cobertura para alguns Procedimentos relacionados à(s) doença(s) ou lesão(ões) preexistente(s) declarada(s).
Plano de Saúde Internacional
Algumas Seguradoras incluem coberturas internacionais em seu plano, porém não abrange todos os países e, muitas delas têm esta cobertura apenas para casos de urgência e emergência.
Então, se você for Viajar para os países do Mercosul, Europa, Estados Unidos, Austrália ou qualquer outra parte do globo, você está procurando um Seguro Viagem e não um Seguro Saúde.