Seguro Risco Engenharia

Seguro Riscos Engenharia

CONHEÇA UM POUCO MAIS!

Por que contratar?

Uma obra seja ela de que tipo for, sempre é uma área de risco e muitas vezes, favorável à acidentes mesmo que tenham sido tomadas todas as medidas de segurança, e por esse motivo, é importante a contratação de um Seguro de Risco de Engenharia.

Por ser um seguro bem complexo, sua contratação deve ser planejada com antecedência através de um orçamento minucioso e colocar na ponta do lápis os custos com material, mão de obra e possíveis imprevistos, quebra de material, acabamentos, atrasos, acidentes com pessoas e máquinas.

Este seguro visa dar tranquilidade ao empreiteiro e ao proprietário da obra, pois seu objetivo é garantir a indenização dos prejuízos causados por acidentes, durante a execução das obras civis e instalação e montagem.

 Objeto do Seguro.

O objeto do seguro é a própria obra e/ou instalação e montagem, devendo ser feita a descrição detalhada dos serviços que serão executados durante a obra para os segmentos:

※  Edifícios em construção;
※  Instalações e Montagens;
※  Execução de Reformas.

Quem pode contratar?

O Seguro pode ser contratado por qualquer Pessoa Física ou Jurídica que possui vínculo contratual ou tenha interesse econômico na Obra, podendo ser:

※  Proprietário;
※  Construtoras;
※  Empreiteiros;
※  Subempreiteiros e, até mesmo
※  Investidores.

Vigência do Seguro

Ao contrário dos demais ramos, a vigência do seguro de Risco de Engenharia deve abranger todo o período da obra, portanto, não existe renovação. O que você pode fazer, é solicitar, antes do término do seguro, a prorrogação da vigência por mais um período caso se verifique que houve ou poderá haver um atraso na obra.

Modalidades do Seguro

Este seguro se divide em 02 Modalidades

1.  Obras Civis em Construção (OCC): Obras novas, Reformas, Ampliação em casas, prédios, indústrias, igrejas, escolas, teatros, pontes e viadutos de concreto, rodovias, hidrelétricas entre muitos outros. Tem como objetivo, garantir o interesse do segurado contra acidentes de origem súbita e imprevista que resultem em danos ou prejuízos às Obras e aos materiais a serem utilizados na construção, durante o período da Obra.

2.  Instalação e Montagem (IM): Tem por objetivo cobrir os danos materiais ocasionados às máquinas, equipamentos, estruturas metálicas e a outros bens instalados e/ou montados de forma permanente durante a fase de instalação e/ou montagem destes bens pertencentes ao segurado e desde que decorrentes de acidentes, de origem súbita e imprevista.

Tipos de Coberturas

Como na maioria dos seguros, o Risco de Engenharia não é diferente. Ele também possui suas coberturas básicas e adicionais. Então, vamos entender um pouco de cada uma.

Cobertura Básica

Tanto para Obras Civis em Construção quanto para Instalação e Montagem, se aplica basicamente à garantia contra Danos Materiais súbitos e imprevistos decorrentes de eventos cobertos durante o prazo de execução e vigências da apólice, decorrentes de:

※  Danos da Natureza ou Força Maior;
※  Incêndio e Explosão;
※  Roubo e Furto Qualificado;
※  Danos indiretos de materiais defeituosos
 (exceto para Instalação e Montagem);
※  Danos indiretos de erro de execução;
※  Desmoronamento da construção e suas estruturas
 (exceto os ocasionados por erro de projeto);
※  Danos elétricos;
※  Testes .

Coberturas Adicionais

Sua função é a de ampliar as coberturas oferecidas na Cobertura Básica de cada modalidade, porém, sua contratação não é obrigatória. Para você entender um pouco melhor, listamos abaixo as principais coberturas.

※  Despesas Extraordinárias: Tem a função de evitar atrasos na obra, em decorrência de sinistro coberto pela apólice ou seja, essa cobertura permite a contratação de mão de obra adicional para substituição ou conserto do bem sinistrado, preservando assim, o cronograma original da obra.

※  Desentulho no local: Cobrirá as despesas de remoção do entulho do local segurado (em consequência de risco coberto na apólice), considerando o carregamento, o transporte e o descarregamento em local adequado

※  Equipamentos Móveis e Estacionários utilizados na Obra: Cobre os danos e avarias de causa externa que os equipamentos de responsabilidade do proprietário ou construtor, possam vir a sofrer. Estarão cobertos, exclusivamente, os equipamentos de apoio à obra.

※  Obras Concluídas: É aplicada em grandes construções, oferecendo cobertura para as partes que vão sendo concluídas e utilizadas, exclusivamente, de apoio à própria obra.

※  Danos em consequência de Erro de Projeto: É utilizado somente para obras civis em construção e garante os danos indiretos à própria obra em decorrência de erro de projeto.

※  Responsabilidade Civil Geral: Cobre os danos materiais e corporais causados a Terceiros, em decorrência dos trabalhos pertinentes à obra. É importante esclarecer que os funcionários e os bens dos empreiteiros e subempreiteiros, não estarão cobertos

※  Propriedades Circunvizinhas: Cobre os bens de propriedade do Segurado já existentes no terreno da Obra, antes do seu início. É uma cobertura geralmente utilizada para obras de ampliação, reforma e substituições de partes de um complexo já existente.

Existem várias outras coberturas adicionais que podem ser contratadas para garantir maior tranquilidade à você. Se quiser saber mais sobre cada uma delas, não deixe de nos contatar!

Riscos de Engenharia
Rolar para o topo